Temporada estrelada

Uma das minhas grandes frustrações enquanto cinéfilo no Brasil foi de nunca ter ido a um festival de cinema. Nem Gramado que era praticamente ali do lado. Ou faltava dinheiro, ou faltava tempo (escravo do jornalismo ´mundano´ nunca tinha folga pra esse tipo de luxo).

Não bastassse a paixão pelo cinema em si, pela chance de assistir aos filmes novos, tem toda a função do festival, da competição, da entrega de prêmios, tapete vermelho… coisas que gosto bem pouco. 🙂

Pois então, precisou eu vir pro outro lado do mundo pra realizar o desejo (mais um, diga-se). Começou com as duas mostras de cinema brasileiro… mas agora vem com grande estilo! Tenho em minhas mãos 22 ingressos para o 53rd London Film Festival, que começa AMANHàe vai até o dia 29.

Ok, desta vez me programei um pouco. Já tinha lido sobre ele e, como é promovido pelo British Film Institute (que é bem perto de onde moro, inclusive) tratei de me associar, já pensando em garantir algum tipo de prioridade na hora de comprar os ingressos que, se numa Mostra de SP ou Festival do Rio já são disputados a tapa, aqui então, é um verdeiro deus-nos-acuda. Dito e feito. Sócio teria duas semanas antes pra pedir os ingressos. Mesmo assim teria que passar por seleção, pois são muitos sócios e nem todos têm garantia de ganhar tudo o que pedem.

Pois não é que já de primeira dei uma sorte danada? Consegui TODOS os ingressos que solicitei. TODOS (menos a sessão de encerramento). Quase caí pra trás. Felicidade pouca é bobagem.

Ok ok. Tenho que confessar que o saldo bancário deu uma encolhida básica. Mas tudo que trabalhei durante o ano (amigos do Brasil, vocês não imaginam o quanto!!!) tinha que ter um motivo de ser. E ei-lo aqui!  Digamos que foi meu auto-presente de aniversário!

Câmera em punho: nomes básicos como Clive Owen, Emma Thompson, Ewan McGregor, Viggo Mortensen, George Clooney e os irmãos Coen devem passar pelo festival

Câmera em punho: nomes básicos como Clive Owen, Emma Thompson, Ewan McGregor, Viggo Mortensen, George Clooney e os irmãos Coen devem passar pelo festival

Só pra dar um resumo: a noite de abertura terá George Clooney (e talvez até Meryl Streep!!); no meio do festival pessoinhas como Steven Soderbergh, Viggo Mortensen, Michael Haneke, Jane Campion, Emma Thompson, Clive Owen e os irmãos Coen (!) estarão lançando seus filmes (nas sessões em que estarei!) e, como cereja no bolo, ninguém mais ninguém menos que uma de minhas deusas JULIANNE MOORE. E não é só passando longe a base de muito zoom na câmera não. É pra um evento que eles chamam Screen Talk, uma entrevista tête-a-tête. E eu vou estar na segunda fila, na cara dela!!! Ah Jesus, dai-me forças!! 😛 😛

shhhh... não conta pra ninguém que a Ju e eu vamos nos encontrar por lá...

shhhh... não conta pra ninguém que a Ju e eu vamos nos encontrar por lá...

Esta será a animada programação a partir do festival:

Quarta/14, 19h, Odeon Leicester Square: FANTASTIC MR. FOX

Quinta/15, 19h. Odeon Leicester Square: THE MEN WHO STARE AT GOATS

Sexta/16, 18h, Vue 5: A SINGLE MAN

Sexta/16, 20h30, Vue 5: THE ROAD

Sábado/17, Bafta Academy: VIGGO MORTENSEN: A Life in Pictures

Domingo/18, 20h30, Vue 5: UP IN THE AIR

Segunda/19, 20h30, Vue 5: LIFE DURING WARTIME

Segunda/19, 20h30, Odeon West End 2: THE INFORMANT!

Terça/20, 18h30, BFI: Screen Talk with JANE CAMPION

Terça/20, 20h30, Vue 5: AN EDUCATION

Quarta/21, 19h30, Curzon Mayfair: THE WHITE RIBBON

Quinta/22, 18h30, BFI: Screen Talk with CLIVE OWEN

Quinta/22, 21h, Vue 5: CHLOE

Sexta/23, 18h30, BFI: Screen Talk with JULIANNE MOORE

Sexta/23, 20h30, Vue 5: BAD LIEUTENANT: PORT OF CALL NEW ORLEANS

Sábado/24, 13h30, Vue 6: ADRIFT (À Deriva – filme nacional do Heitor Dhalia!)

Domingo/25, 13h, Vue 5: PRECIOUS: BASED ON THE NOVEL PUSH BY SAPPHIRE

Domingo/25, 20h30, Vue 5: “SURPRISE FILM” (ano passado foi nada menos que “The Wrestler”, com participação surpresa do próprio Mickey Rourke!)

Segunda/26, 18h30, BFI: “SURPRISE FILM” (exclusivo para membros)

Segunda/26, 20h30, Vue 5: TAKING WOODSTOCK

Terça/27, 21h, Vue 5: A SERIOUS MAN

Quarta/28, 18h30, BFI NFT1: “THE VARIETY INTERVIEW” (outra que é surpresa… em anos anteriores foram Ralph Fiennes e Paul Greengrass)

The Informant!, A Serious Man, An Education, Fantastic Mr. Fox, Precious, The Road e The White Ribbon: mostra do mooonte de coisa boa das próximas 2 semanas por aqui :)

The Informant!, A Serious Man, An Education, Fantastic Mr. Fox, Precious, The Road e The White Ribbon: mostra do mooonte de coisa boa das próximas 2 semanas por aqui 🙂

Bom… nem precisa dizer que o festival (críticas, fotos e comentários) serão prato cheio pro blog né?

E em breve Cannes me espera! Ou quem sabe Veneza? Ou Berlim? Ou os três! hehehe

Mas que eu ainda vou lá, eu vou! Ou não me chamo… João! 🙂

Leave a comment

Filed under Famosos, Festivais

Leave a Reply

