2010 Oscar Predictions

Melhor FILME

Vai ganhar: THE HURT LOCKER

Pode ganhar: Avatar

Merece ganhar: Inglourious Basterds

==> Depois do Globo de Ouro, me bateu uma depressão de achar que Avatar ia levar tudo no Oscar também. Entenda-se: gosto do filme, enxergo todos os méritos dele, mas seria muito clichê ver o mais multibilionário levar o prêmio de melhor filme – além do quê, a pessoa James Cameron não me desce (felizmente, direção ele não ganha). Mas todos os outros prêmios foram pro Hurt Locker e tenho esperança que a Academia honre as calças e vote por qualidade, e não por dinheiro – tudo que bem que daí deveria ser o do Tarantino mas.. aí é outro papo).

Melhor DIRETOR

Vai ganhar: KATHRYN BIGELOW, The Hurt Locker

Pode ganhar: ninguém

Merece ganhar: Quentin Tarantino, Inglourious Basterds

==> Ninguém tira dela. E a história será feita.

Melhor ATOR

Vai ganhar: JEFF BRIDGES, Crazy Heart 

Pode ganhar: ninguém

Merece ganhar: Colin Firth, A Single Man

==> Não tem como tirarem do barbudo. Ele tá realmente ótimo, e o papel é claramente irresistível pra Academia.

Melhor ATRIZ

Vai ganhar: SANDRA BULLOCK, The Blind Side

Pode ganhar: Meryl Streep, Julie & Julia

Merece ganhar: Gabourey Sidibe, Precious

==> A única dúvida de verdade das categorias de interpretação. Tudo leva a crer que a Miss Simpatia leva. Entenda-se 2: gosto dela, acho uma atriz esforçada e ótima comediante. Mas o filme é muito fraco e o fator dinheiro vai falar mais alto se ela ganhar, pois rende horrores na bilheteria etc etc. Me cansa também isso de continuarem ignorando dona Meryl sempre. Tá, ela é uma instituição, já tem dois Oscars, não deve dar muita bola pra isso… mas já tá ficando vergonhoso… 16 indicações e só 2 prêmios (o último há 28 anos!!)… no mesmo patamar de uma Hilary Swank!! Me poupe! Tá na hora né… Ainda há uma pontinha de esperança, porém. Ou quem sabe baixa uma zebra a la Adrien Brody, os votos das duas se dividem e entra a Gabby por fora? Hein? Hein? Ia ser legal…

Melhor ATOR COADJUVANTE

Vai ganhar: CHRISTOPH WALTZ, Inglourious Basterds

Pode ganhar: ninguém

Merece ganhar: Christoph Waltz 

==> Não tem o que dizer. É o melhor do ano e ponto final.

Melhor ATRIZ COADJUVANTE

Vai ganhar: MO´NIQUE, Precious

Pode ganhar: ninguém

Merece ganhar: Mo´Nique, Precious

==> Não tem o que dizer. É a melhor do ano e ponto final (2). Porém… nem quis escrever ali no ´pode ganhar´ pra não atrair coisa ruim… mas tem gente dizendo que ela pode ganhar uns votos “anti” por ´não jogar o jogo do Oscar´… tipo não fazer campanha, dar entrevistas dizendo que prêmio é menos importante do que a atuação em si, não ir a todas as cerimônias de premiação e por aí vai… algo tipo Eddie Murphy que foi surpreendido pelo Alan Arkin aquele ano… nesse caso, seria… ah meu Deus do céu… talvez a Maggie Gyllenhaal, por causa do Jeff Bridges… Mas seria, no mínimo, covardia. Nada nem ninguém se compara à interpretação dela.

Melhor ROTEIRO ORIGINAL

Vai ganhar: Inglourious Basterds, Quentin Tarantino

Pode ganhar: The Hurt Locker, Mark Boal

Merece ganhar: Inglourious Basterds

==> Talvez a categoria mais difícil de prever. Até então tudo indicava que Tarantino levava com folga. Mas a paixão pelo outro filme fez com que se criasse essa opção agora (ganhou o Bafta). Então tá um pouco difícil pro Taranta. Seria muito mais do que merecido, obviamente… Mas se Hurt Locker for ganhar mesmo como filme, tem chances de levar o roteiro também. Humpf!

Melhor ROTEIRO ADAPTADO

Vai ganhar: Up in the Air

Pode ganhar: ninguém

Merece ganhar: Up in the Air 

==> Se der uma louca e ganhar Precious, não vou ficar nada triste também.

Melhor FILME DE ANIMAÇÃO

Vai ganhar: Up

Pode ganhar: Fantastic Mr. Fox

Merece ganhar: Up 

==> Por estar entre os 10 indicados a filme, deve levar com folga. Mas só para constar, Mr. Fox tem seus admiradores ardorosos também.

Melhor FILME ESTRANGEIRO

Vai ganhar: Un Prophète

Pode ganhar: El Secreto de sus Ojos

Merece ganhar: Un Prophète

==> Só se fala nesse argentino nas últimas semanas… que os membros da Academia piraram quando assistiram (eles têm que assistir aos 5 para votar) e tal… Não vi ainda o novo Campanella (deve ser ótimo, como todos dele), mas tanto o francês quanto o alemão são estupendos, e qualquer um que ganhar, tá bem escolhido.

Melhor FOTOGRAFIA

Vai ganhar: The Hurt Locker, Barry Ackroyd

Pode ganhar: Avatar, Mauro Fiore

Merece ganhar: Inglourious Basterds, Robert Richardson

==> Na real, tirando Harry Potter (?!), qualquer outro pode ganhar. Tô apostando no Hurt Locker, por causa do favoritismo do filme. Mas a qualidade tecnológica pode beneficiar Avatar, o lindo preto-e-branco de White Ribbon pode repetir o prêmio-surpresa do sindicato, e até Basterds pode surpreender, já que Richardson é adorado pela Academia.

Melhor MONTAGEM

Vai ganhar: The Hurt Locker, Bob Murawski & Chris Innis

Pode ganhar: Avatar, Stephen Rivkin & John Refoua & James Cameron

Merece ganhar: Avatar

==> Aqui, geralmente a importância do filme fala mais que a qualidade técnica. Nesse caso, Hurt Locker parece ter mais chance. Mas, de novo, se resolverem adotar Avatar total, leva esse também.

Melhor DIREÇÃO DE ARTE

Vai ganhar: Avatar, Rick Carter & Robert Stromberg & Kim Sinclair

Pode ganhar: nenhum

Merece ganhar: Avatar

==> Todos são bons e, caso ignorem Avatar, qualquer um parece ter chance de ganhar.

Melhor FIGURINO

Vai ganhar: The Young Victoria, Sandy Powell

Pode ganhar: Coco Before Chanel, Catherine Leterrier

Merece ganhar: Nine, Collen Atwood

==> Outra categoria bastante equilibrada. Powell é queridinha da Academia, e um filme da Realeza parece sempre irresistível.

Melhor MAQUIAGEM

Vai ganhar: Star Trek, Barney Burman & Mindy Hall & Joel Harlow

Pode ganhar: The Young Victoria, Jon Henry Gordon & Jenny Shircore

Merece ganhar: Star Trek

==> Categoria sempre bizarra e imprevisível. Seria também um prêmio de consolação pra Star Trek, que quase concorreu a melhor filme.

Melhor TRILHA SONORA ORIGINAL

Vai ganhar: Up, Michael Giacchino

Pode ganhar: Avatar, James Horner

Merece ganhar: Up

==> Me parece um prêmio irresistível. E merecido.

Melhor CANÇÃO ORIGINAL

Vai ganhar: “The Weary Kind (Theme from Crazy Heart)”, Crazy Heart (Ryan Bingham & T-Bone Burnett)

Pode ganhar: nenhum

Merece ganhar: “The Weary Kind”

==> Barbada. É bonita e tem tudo a ver com o filme.

Melhor MIXAGEM DE SOM

Vai ganhar: Avatar, Christopher Boyes & Gary Summers & Andy Nelson & Tony Johnson

Pode ganhar: The Hurt Locker, Paul N.J. Ottosson & Ray Beckett

Merece ganhar: Avatar

Melhor EDIÇÃO DE SOM

Vai ganhar: Avatar, Christopher Boyes & Gwendolyn Yates Whittle

Pode ganhar: The Hurt Locker, Paul N.J. Ottosson

Merece ganhar: Avatar

Melhores EFEITOS VISUAIS

Vai ganhar: Avatar, Joe Letteri & Stephen Rosenbaum & Richard Baneham & Andrew R. Jones

Pode ganhar: nenhum

Merece ganhar: Avatar

==> Não tem como negar a superioridade de Avatar nessas três categorias. Seriam prêmios mais que merecidos. Se resolverem se declarar por completo por Hurt Locker, pode ser que tire um ou outro de som. Mas não será justo, diga-se.

Melhor DOCUMENTÁRIO

Vai ganhar: The Cove

Pode ganhar: Burma VJ

==> Infelizmente, não vi qualquer dos indicados ainda. O dos golfinhos parece o franco favorito. Mas nunca se sabe…

Melhor Documentário Curta-Metragem:  China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province

Melhor Curta-Metragem de Ficção: The Door

Melhor Curta-Metragem de Animação: The Lady and the Reaper (La Dama y la Muerte)

==> Entre os curtas, chutes completos, como sempre.

No total, estou apostando em 4 Oscars para cada um dos competidores principais (Hurt Locker e Avatar), o que parece até razoável, visto que têm o mesmo número de indicações. Depois 2 para Inglourious Basterds, Crazy Heart e Up; e 1 para The Blind Side, Precious, Up in the Air e The Young Victoria. É isso… na segunda-feira então, o “saldo”….

Advertisements

Leave a comment

Filed under Oscar & afins

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s