Previsões para o Oscar 2012 – vol. 1

Amanhã sai o primeiro prêmio dos críticos americanos (Nova York), dando a largada oficial para o Oscar 2012. Dia 15/12 saem os indicados ao Globo de Ouro e dia 24/1 para o Oscar em si. Até lá, como sempre – e a melhor parte, pra mim – muita especulação.

Depois de bagunçarem as regras (qualquer coisa entre 5 e 10 indicados a melhor filme) e de trazerem de volta o melhor apresentador de todos (go Billy!), a coisa segue sem qualquer rumo definido, ao que parece. Nenhum franco favorito. Bom para quem quer emoção/suspense. Mas sempre com o receio de aparecer alguma bucha a la Crash da vida na última hora e derrubar todo mundo.

Dentre os “pré-candidatos“ até agora, falta eu assistir só 8:

Hugo (estreia sexta :)) || The Iron Lady (6/1) || War Horse (13/1) || Margin Call (13/1) || J. Edgar (20/1)  || Extremely Loud and Incredibly Close (3/2) || Young Adult (10/2) || Albert Nobbs (sem previsão)

Sendo totalmente sincero? Não tenho nenhum preferido. Nem pro prêmio em si, nem pro meu gosto pessoal. Mas tipo assim…

  • Gosto de The Help. Acho plenamente comercial e quase didático, mas impossível de não gostar e com um elenco que supera qualquer clichê.
  • Gosto de The Artist. É charme puro, nostalgia, boas intenções, inocência… talvez exatamente inocência demais (ou pretensão dela, vai saber)… Acho que faltou um passo pra ser genial e obra-prima como muita gente tenta enfiar goela abaixo. Mas quem segura o Weinstein?
  • Acabei de assistir Moneyball. Feito pra concorrer/ganhar o Oscar, sim, como imaginado. É um filme tortuosamente chato sobre beisebol e estatísticas? Não, nem perto. É um filme surpreendente, onde o Aaron Sorkin transformou de novo (Social Network, alguém?) um assunto mala num roteiro genial? Não, nem perto. Apenas um filme simpático (falo mais nele mais adiante).
  • Academia é muito cagona para indicar Michael Fassbender e Carey Mulligan por Shame?

    Como de praxe, não dá pra contar que as verdadeiras melhores interpretações (e filmes) vão ficar entre os finalistas. Portanto, já bem que descarto as chances de Drive (exceção de Albert Brooks que, a bem da verdade, não é nem perto a melhor coisa do filme), Shame (não só Fassbender merece, mas Carey também), Melancholia, Carnage, We Need To Talk About Kevin (Tilda mais uma vez caminha pro esnobamento), Tyranossaur ou mesmo Bridesmaids, este sim um dos melhores do ano.

  • Não estou levando grandes fés nos cavalinhos do Spielberg. Do pôster ao trailer, só vejo clichês pela frente em War Horse. Aquele tipo de filme megaultrapolido pra descer redondinho e causar desidratação coletiva… tomara que me engane.
  • O que mais levo fé, na real, é o Scorsese. Torcendo para que Hugo tenha o verdadeiro encanto que o The Artist não conseguiu me passar por inteiro. Mas de qualquer forma, não vejo o filme como um forte candidato pros prêmios principais.
  • No fim das contas, acho que o meu preferido ainda é o bom e velho Woody. Não que ele se importe, mas já tá na hora de voltar ao grande páreo né? Desde os idos de Tiros na Broadway? Uau! E a bilheteria gordíssima de Midnight in Paris tem tudo pra ajudar…

Bem, vamos então ao meu superpreciso (NOT!) termômetro de indicações do momento.

 

 

MELHOR FILME

The Help: Viola e Octavia são tiro certo

1. The Artist
2. The Descendants
3. Moneyball
4. The Help
5. War Horse

6. Midnight in Paris
7. Extremely Loud and Incredibly Close
8. The Ides of March
9. The Tree of Life
10. Hugo

Na cola: Young Adult, The Girl With The Dragon Tattoo, Tinker Tailor Soldier Spy

Há quem diga: Margin Call, Harry Potter and the Deathly Hollows Pt. 2

Lost on the way: A Dangerous Method, J. Edgar, Shame

Too good to be true: Drive, Bridesmaids, Melancholia, Carnage

MELHOR DIRETOR

Midnight in Paris: será que Woody desencanta depois de 17 anos?

1. Michel Hazanavicius, The Artist
2. Alexander Payne, The Descendants
3. Steven Spielberg, War Horse
4. Woody Allen, Midnight in Paris
5. Stephen Daldry, Extremely Loud and Incredibly Close

6. Bennett Miller, Moneyball
7. Terrence Malick, The Tree of Life
8. George Clooney, The Ides of March
9. Martin Scorsese, Hugo
10. Jason Reitman, Young Adult

Na cola: David Fincher (The Girl With The Dragon Tattoo), Tomas Alfredson (Tinker Tailor Soldier Spy), Tate Taylor (The Help)

Lost on the way: David Cronenberg (A Dangerous Method), Clint Eastwood (J. Edgar), Steve McQueen (Shame)

Too good to be true: Nicolas Winding Refn (Drive), Roman Polanski (Carnage), Lars Von Trier (Melancholia)

Young Adult: a nova dobradinha Jason Reitman + Diablo Cody vai render, pelo menos, uma indicação pra Charlize

MELHOR ATRIZ

1. Viola Davis, The  Help
2. Meryl Streep, The Iron Lady
3. Michelle Williams, My Week With Marilyn
4. Charlize Theron, Young Adult
5. Glenn Close, Albert Nobbs

6. Elisabeth Olsen, Martha Marcy May Marlene
7. Rooney Mara, The Girl With The Dragon Tattoo
8. Keira Knightley, A Dangerous Method
9. Tilda Swinton, We Need To Talk About Kevin
10. Kirsten Dunst, Melancholia

Too good to be true: Olivia Colman (Tyrannosaur), Kristen Wiig (Bridesmaids), Felicity Jones (Like Crazy)

Beisebol + estatísticas + Aaron Sorkin + Brad Pitt = Moneyball (<<<<The Social Network)

MELHOR ATOR

1. Jean Dujardin, The Artist
2. George Clooney, The Descendants
3. Brad Pitt, Moneyball
4. Leonardo Di Caprio, J. Edgar
5. Gary Oldman, Tinker Tailor Soldier Spy

6. Woody Harrelson, Rampart
7. Michael Fassbender, Shame
8. Michael Shannon, Take Shelter
9. Ryan Gosling, The Ides of March

Há quem diga: Demián Bichir (A Better Life)

Too good to be true: Ryan Gosling (Drive), Peter Mullan (Tyrannosaur)

Tem toda a cara de rolar uma segunda indicação pra Sandra Bullock, só pra "justificar" aquele Oscar meio repentino

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

1. Vanessa Redgrave, Coriolanus
2. Bérénice Bejo, The Artist
3. Octavia Spencer, The Help
4. Jessica Chastain, The Help
5. Sandra Bullock, Extremely Loud and Incredibly Close

6. Shailene Woodley, The Descendants
7. Judi Dench, J. Edgar
8. Carey Mulligan, Shame
9. Janet McTeer, Albert Nobbs
10. Anjelica Huston, 50/50

Há quem diga: Marion Cotillard (Midnight in Paris), Evan Rachel Wood (The Ides of March), Emily Watson (War Horse), Demi Moore (Margin Call)

Too good to be true: Melissa McCarthy (Bridesmaids), Jodie Foster (Carnage)

A realeza hollywoodiana (bem) representada na telona dificilmente sai sem confetes do Oscar: e My Week With Marilyn é prato cheio

MELHOR ATOR COADJUVANTE

1. Christopher Plummer, Beginners
2. Kenneth Branagh, My Week With Marilyn
3. Albert Brooks, Drive
4. Max Von Sydow, Extremely Loud and Incredibly Close
5. Ben Kingsley, Hugo

6. Viggo Mortensen, A Dangerous Method
7. Patton Oswalt, Young Adult
8. Kevin Spacey, Margin Call
9. Brad Pitt, The Tree of Life
10. Philip Seymour Hoffman, The Ides of March

Há quem diga: Jonah Hill (Moneyball), Tom Hanks (Extremely Loud and Incredibly Close), Christoph Waltz (Carnage)

Lost on the way: Armie Hammer (J. Edgar), Jim Broadbent (The Iron Lady), Ezra Miller (We Need To Talk About Kevin)

Too good to be true: Nick Nolte (Warrior), John Hawkes (Martha Marcy May Marlene)

Sai da frente de Harvey Weinstein, que The Artist vem aí!

ROTEIRO ORIGINAL

1. The Artist
2. Midnight in Paris
3. Young Adult
4. Bridesmaids
5. Martha Marcy May Marlene

6. Take Shelter
7. Shame
8. The Tree of Life
9. Rango
10. Beginners

Há quem diga: Like Crazy, Win Win, A Separation

Too good to be true: Melancholia

Ai ai Spielberg... que medo desses teus cavalinhos aclichezados

ROTEIRO ADAPTADO

1. The Help
2. The Descendants
3. Moneyball
4. War Horse
5. Extremely Loud and Incredibly Close

6. The Ides of March
7. Tinker Tailor Soldier Spy
8. Hugo
9. The Girl With The Dragon Tattoo
10. We Need To Talk About Kevin

Lost on the way: A Dangerous Method

Too good to be true: Drive, Carnage

Advertisements

1 Comment

Filed under Oscar & afins

One response to “Previsões para o Oscar 2012 – vol. 1

  1. Pingback: Indicados Oscar 2012: previsões finais | The Mad Movie Guy Blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s