Indicados Oscar 2012 – reações e comentários

Bom… acertei 82 dos 114 indicados, média de 72%. Fraco, no meu critério. Mas praticamente o mesmo de bambambans de sites especializados no assunto. Vou me contentar, até porque adoro surpresas, e fugir do óbvio é sempre bom.

A única categoria que acertei inteiramente foi Fotografia. Já Atriz, Ator e Atriz Coadjuvantes, Diretor, Montagem, Curtas Documentário e Animação, Efeitos Visuais e Roteiro Adaptado acertei 4 de 5. Em Maquiagem foram 2/3 e Melhor Filme foram 7 de 9. Fiasco mesmo só em Edição de Som (2/5) e na inexplicável Canção Original (0/2).

Alguns poucos comentários e reações dos indicados:

* Nunca tive qualquer expectative real quanto a Drive ser indicado. Cool demais pra Academia e ponto final. Não sou louco por Albert Brooks no filme, é verdade, mas a esnobada dele foi surpreendente. Mas, no fim das contas, o filme apareceu em uma categoriazinha pelo menos (som). Dá pro gasto.

Quem imaginaria que uma performance escrachada como a de Melissa McCarthy poderia ser indicada? GENIAL!

* Feliz feliz feliz por ver Melissa McCarthy e Nick Nolte indicados, com certeza entre os melhores coadjuvantes do ano.

* Ler que “Gary Oldman recebe sua primeira indicação” ainda soa absurdo, quase irreal. Mas que seja só agora então. E merecidíssimo.

* Desisti de lamentar por Vanessa Redgrave – simplesmente não há explicações para tal. Nem por Tilda choro mais. Nem ela também, provavelmente. Ganhou o Oscar por sua pior atuação até hoje (por pior, leia-se menos genial, por favor) e vai ficar por isso mesmo.

* Quando vi aquela foto da Jessica Chastain no anúncio dos indicados, não entendi nada e tomei um susto. Teria sido ela indicada por The Tree of Life (de onde era a tal foto) e não por The Help? Seria um sinal de que o filme de Malick estaria por toda parte? Pra minha fellicidade, a primeira resposta foi não. Pro meu eterno bocejo e preguiça, a segunda resposta foi sim.

* Finalmente um filme de Clint Eastwood acabou ignorado por completo no Oscar. Sim, porque todo mundo se lembra que até Hereafter arrancou alguma coisa (efeitos visuais). Mas dessa vez, J.Edgar – que um dia era favorito absoluto – foi escanteado geral. Surpreendente.

* Sim, como bom patriota, fiquei orgulhosíssimo de ver Carlinhos Brown & Sérgio Mendes indicados ao Oscar. Ma que essa categoria de melhor canção é patética, é. Dois indicados? A troco do quê? Bom, agora são os brazucas versus os Muppets (e o cara do Flight of the Conchords). Zebra é pouco.

* No final, a dívida da Academia com David Fincher pelo papelão do ano passado não era tão grande assim. Nada de filme ou roteiro pra Dragon Tattoo. Ok, gosto da performance da Rooney Mara e achei legal ela aparecer, mas o filme é o que é por causa DELE, isso sim. Ah, e da trilha sonora (também ignorada).
Curiosidades e estatísticas que me chamaram atenção:

* Fosse pra seguir estatísticas, já começaria a vitória de Hugo. Em 15 dos últimos 20 anos, o filme com maior número de indicações levou o Oscar de melhor filme. Aham, sei.

Extremely Loud & Incredible Close & Amazingly Hated By Everyone Else Except the Academy

* Nunca duvide do poder de Stephen Daldry! O cara só dirigiu 4 filmes até hoje – Billy Elliot, As Horas, O Leitor e agora Extremely Loud & Incredibly Close – e todos ou concorreram a melhor filme ou a melhor diretor ou a ambos. Detalhe: os 2 últimos estão entre os filmes concorrentes com pior score de crítica (segundo o Metacritic) de todos os tempos (junto com The Blind Side).

* Apenas 11 filmes na história ganharam o Oscar de melhor filme sem qualquer indicação nas categorias de atuação. Assim, mais um motivo para as poucas chances de Hugo (injustiça braba pra Ben Kingsley, diga-se) e também pra Meia-Noite em Paris e The Tree of Life.

* Concorrendo a coadjuvante por My Week With Marilyn, o britânico Kenneth Branagh detém a incrível façanha de conseguir sua 5a indicação ao Oscar – na 5a categoria diferente! Antes foi por Hamlet (roteiro adaptado, 96), Swan Song (curta-metragem, 93) e Henrique V (diretor e ator principal).

* Christopher Plummer e Max Von Sydow, ambos de 82 anos, juntam-se a Hal Holbrook e ao finado Ralph Richardson como os mais velhos candidatos ao Oscar de ator coadjuvante. Todos com a mesma idade, ainda que Richardson fosse meses mais velho quando foi indicado por Greystoke (84). Se um deles ganhar, porém, será de fato o mais velho a ganhar um prêmio de interpretação (superando Jessica Tandy e George Burns, ambos oscarizados aos 80 anos de idade).

* Caso Brad Pitt seja confirmado oficialmente como um dos produtores de The Tree of Life, ele vai entrar pra história como o único indicado no mesmo ano a melhor ator e a DOIS prêmios de melhor filme (também é produtor de Moneyball).

* Se tudo correr como esperado (e merecido), Woody Allen será o primeiro roteirista a ganhar seu 3o Oscar. É sua 15a indicação nesta categoria. A de diretor é a 7a indicacao, e a 1a pra melhor filme desde Hannah e suas Irmãs (1986).
E pra terminar, as duas coisas que mais gostei da avalanche de reações, comentários, deboches e repercussões no dia dos indicados:

Melhor repercussão dos indicados: a troca de mensagens no Twitter entre os "injustiçados" Albert Brooks e Patton Oswalt

Patton Oswalt, que um dia cogitou-se para concorrer a coadjuvante por Young Adult (nem Charlize conseguiu) deu um show de bom humor no Twitter dele. Recomendo fortemente.

– E teve também isso. Sem mais.

Ah, sim. Pra quem não viu a lista completa dos indicados, aqui está o link oficial da Academia, cujo site anda bem bacana e interativo, e cheio de vídeos das edições passadas também – algo completamente viciante para um oscarmaníaco como eu.

2 Comments

Filed under Oscar & afins

2 responses to “Indicados Oscar 2012 – reações e comentários

  1. rodrigo melo

    Sobre o A Cerimonia do Oscar 2012:
    – Acho quem deve ganhar de Melhor Filme é: Cavalo de Guerra
    -acho quem deve ganhar de Melhor Diretor é: – Terrence Malick por A Árvore da Vida
    -acho quem deve ganhar de Melhor Ator é: – George Clooney por Os Descendentes
    -acho quem deve ganhar de melhor Atriz é: – Michelle Williams por Sete Dias com Marilyn
    -acho quem deve ganhar de melhor ator coadjuvante é: – Christopher Plummer por Toda Forma de Amor
    -acho quem deve ganhar de melhor atriz coadjuvante é: – – Bérénice Bejo por O Artista
    – acho quem deve ganhar de Melhor Filme da Animação é: O Gato de Botas
    – acho quem deve ganhar de melhor filme de língua estrangeira é: – Bullhead
    – acho quem deve ganhar de melhor roteiro original é: — Woody Allen por Meia-Noite em Paris
    – acho quem deve ganhar de melhor roteiro adaptado é: – – Steven Zaillian, Aaron Sorkin, Stan Chervin por O Homem que Mudou o Jogo
    -acho quem deve ganhar de melhor figurino é: — A Invenção de Hugo Cabret
    -acho quem deve ganhar de melhor maquiagem é: – – Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II
    -acho quem deve ganhar de melhor Montagem é: – – A Invenção de Hugo Cabret
    -acho quem deve ganhar de melhor efeitos visuais é: — – Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II
    -acho quem deve ganhar de melhor fotografia é: — A Árvore da Vida
    -acho quem deve ganhar de melhor Edição de som é: – Transformers: O Lado Oculto da Lua
    -acho quem deve ganhar de melhor canção original é: — Rio (pela canção Real in Rio)
    acho quem deve ganhar de melhor Direção de arte é: — – Cavalo de Guerra
    -acho quem deve ganhar de melhor ducuméntário é: — – If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
    -acho quem deve ganhar de melhor Trilha Sonora original é: – As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne
    -acho quem deve ganhar de Melhor Curta-metragem de Animação é: – Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, The
    -acho quem deve ganhar de melhor mixagem de som é: – Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
    – Espero que o filme Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 vai ganhar 1 Oscar de Melhores Efeitos Visuais ou de Melhor Maquiagem ,porque a saga Harry potter nunca ganhou o oscar. Se o filme Harry Potter não ganhar só 1 oscar,vou ficar muito decepcionado.
    – Espero que o Filme o Rio vai ganhar oscar de melhor canção original,porque se ele não ganhar,vou ficar decepcionado.
    -Talvez quem vai ganhar de melhor atriz é Michelle williams ou meryl Streep
    -só espero quem vai ganhar de Melhor Filme da Animação é o Gato de Botas ou Rango.
    -mas quem acha que vai ganhar de Melhor maquiagem–Harry potter 7.2 ,albert nobbs ou a dama de ferro?
    -E de melhores efeitos visuais,quem vai ganhar–Harry Potter 7.2, A Invenção de Hugo Cabret,Gigantes de Aço,Transformers: O Lado Oculto da Lua ou Planeta dos Macacos: A Origem?

    Like

  2. Ótimo post, parabéns!!!

    Like

Leave a Reply

