Oscar 2012: o melhor e o pior

Fazia tempo que não saía de um Oscar tão satisfeito. Pulei com os prêmios de Hugo, acordei os vizinhos quando Meryl ganhou, respirei aliviado com filme estrangeiro e respeitei os votantes de montagem…
Dito isso, o saldo das previsões do Oscar 2012 foi, digamos, razoável: 15/24, incluindo acertos completos nas 10 principais categorias:

Acertei: Filme, Diretor, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original, Roteiro Adaptado, Filme Estrangeiro, Animação, Direção de Arte, Trilha Sonora, Maquiagem, Mixagem de Som, Edição de Som,
Era a segunda opção: Fotografia, Figurino, Efeitos Visuais
Era a “merecida”: Montagem
Errei feio: Canção (uma ou outra), Documentário, os 3 curtas-metragens

TOP 5 MOMENTOS DA NOITE


* Como não amar Borat Sacha Baron Cohen? Um gênio da publicidade, pra dizer o mínimo. Escolheu o alvo perfeito para o General Aladeen derramar “as cinzas de Kim Jong-il”: o irretocável Ryan Seacrest não só não curtiu a pegadinha como, dizem, vai processar o dito.

Billy Crystal esteve afiado como sempre, ainda que tenha falado pouco. Melhor momento (copiado de Steve Martin, é verdade): “lendo a mente” de Morgan Freeman (sempre narrando) e de Nick Nolte (sempre rosnando) hahaha

A perna direita de Angelina Jolie ganhou imediamente uma conta própria no Twitter tamanho foi o impacto daquela pose dela (e o sarro dos roteiristas de The Descendants também foi ótimo). No quesito atributos femininos, a viradinha de bundas de J-Lo e Cameron Diaz também foi demais. Será que tava tudo no roteiro hein?

Já pode votar na Emma Stone pra próxima apresentadora? Disparadíssimo, a mais engraçada e adorável da noite. E dessa vez a dupla Will Ferrell & Zach Gazkjghfklwegrtfsdkf não rendeu tanto, né?

As moças de Bridesmaids repetiram a piada do SAG Awards, mas não é que funcionou bem de novo? Também, com o próprio ali na frente, não tinha como resistir. Então, um brinde a ele: Scorsese!

Ok, mais coisas boas:

Yo, Viola! Sorry sista...

Meryl ganhou outro Oscar!
Dizer que ela foi o “upset” da noite é piada né? Depois de 14 derrotas, acham pouco? E nunca – eu disse NUNCA – o prêmio foi tão merecido. Ah e pra quem não entendeu a roupa, é um traje “ecológico”, e faz parte do projeto Green Carpet Challenge, idealizado pela mulher de Colin Firth, Livia (a qual, por sinal, achei uma das mais mal-vestidas da noite)!

Woody ganhou outro Oscar!
Que delícia ver um dos meus mestres favoritos premiados de novo! Não que ele se importe… mas nós mortais pagamos pau sim! Longa vida a Woody Allen!

Qual deles merecia o Oscar afinal?

Meu concorrrente favorito do ano ganhou 5 Oscars!
Ok, não tinha como derrubar The Weinstein, digo, The Artist nas categorias principais. Mas sair com o saldo final igual ao “grande vencedor” foi bom demais pra Hugo. Especialmente para o prêmio de fotografia (morram Malickmaníacos!).

A melhor realmente ganhou o Oscar!
Nas minhas previsões, a montagem de The Girl With The Dragon Tattoo tava na condição do “merecia ganhar”… e não deu outra! Nota: são os primeiros montadores a ganharem duas vezes seguidas desde 1935/36!)

Resumindo e esclarecendo….

The Artist não era meu preferido, nem acho este espetáculo revolucionário como querem fazer parecer. É muitíssimo simpático, bem intencionado e, de fato, irresistível. Já que mundo perfeito não existe, no fim das contas, acho que o Oscar ficou em boas mãos sim.

E, pra terminar, um pouquinho de futilidade não faz mal a ninguém:

As mais belas da noite: Jessica Chastain & Gwyneth Paltrow

As mais esquisitas da noite: Shailene Woodley & Melissa Leo

Advertisements

2 Comments

Filed under Oscar & afins

2 responses to “Oscar 2012: o melhor e o pior

  1. Rodrigo Davi (from filmow.com/usuario/guigo_d/ )

    😦 coitado do rapaz! a vida ñ eh só internet….mas adoraria c ele postasse com mais frequencia tbm.
    ótimas postagens !

    Like

  2. raphael de boer

    I just wanted to be a “daily commentor” but noticed you havent been uptaded it for a while. Just waiting for some review on the “The Salmon Fishing in the Yemen”….. 🙂

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s