Indicados Oscar 2013 – comentários

Das previsões feitas em dezembro, Acertei a categoria principal na íntegra (9/9) e também roteiro adaptado. De resto, variou entre 2, 3 e 4 indicados por caegoria. Uma média vergonha de 65%. Vergonhosa sim mas, como sempre digo, totalmente válida já que quanto mais surpresas, melhor! Eis algumas:

  • Ok, Lincoln (12) e Life of Pi (11) lideram as indicações. Mas Silver Linings Playbook é, claramente, o filme que despertou maior simpatia nos votantes. Não lembro do último filme indicado nas SETE principais categorias (filme+diretor+4 atores+roteiro). A de Jackie Weaver, particularmente, é um tanto inexplicável. Olha que dependendo do peso da campanha até lá, vejo até alguma chance de o filme ganhar.
  • Muitíssimo feliz com as robustas indicações de Beasts of the Southern Wild. Quvenzhané eu tinha previsto, mas Benh Zeitlin desbancar favoritos na vaga de diretor foi surpreendente.
  • O quaquaqua sobre a tortura no filme acabou prejudicando mesmo Zero Dark Thirty. Vê-lo com apenas 5 indicações foi chocante, especialmente Kathryn Bigelow de fora.
  • E Ben Afflek hein? O que será que aconteceu? Será que ficaram com medo do “too much, too soon”? De jogar muito confete tão cedo? Mas entrar como filme, e ele não, realmente não entendi.
  • Também positivamente surpreso com tantas indicações para Amour. E com a impressionante esnobada de Intouchable, dificilmente vai perder o prêmio de filme estrangeiro.
  • As novas recordistas

    As novas recordistas

  • Falando no filme de Haneke, Emmanuelle Riva completará 86 anos idade no exato dia do Oscar. É a mais velha indicada a melhor atriz da história. Na outra ponta, Quvenzhané Wallis é a mais jovem, com 9.
  • Repito o que tenho dito: por mais que tenha adorado a performance de Helen Hunt em The Sessions, não indicar John Hawkes pelo mesmo filme é uma piada completa.
  • Fuço muito em sites do gênero por aí, e não vi unzinho sequer prevendo a música do Ted na categoria de canção original. Me parecia tão óbvia (tanto que enfiaram na transmissão dos indicadas para fazer graça com MacFarlane). Então, tenho que reconhecer o orgulhinho de tê-lo feito. 🙂
  • Por sinal, adorei o novo formato do anúncio, muito mais descontraído. E engraçado, já dando pra ver o estilo de humor que veremos do Seth MacFarlane no dia 24 de fevereiro.

Para a lista completa de indicados ao Oscar 2013, sugiro o site oficial da Academia, mega interativo e cheio de informação. Mais comentários, análises e trivia em breve aqui.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Oscar & afins

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s